A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

PROGRAMA PARA BEBÊS DE 0 A 3 ANOS

Do nascimento até os três anos a criança passa por grandes transformações e se desenvolve em todos os sentidos: físico, emocional, motor, etc. Nesta fase ela conquista uma gama muito grande de conhecimento, por isso devemos introduzir desde já os conceitos sobre Deus, amor, obediência, Jesus, etc.
A criança nessa faixa etária pode não entender os assuntos espirituais e o plano da salvação em toda sua integra, porém, o terreno está sendo preparado, a terra está sendo afofada, para que, mais tarde, a semente germine e dê fruto e esse fruto é a salvação.
Atualmente, a ideia de que o bebê necessita apenas de “colo” e atenção, já não é mais tão aceita como antigamente, pois já se percebeu que os bebês também aprendem.
1.       COMO OS BEBÊS APRENDEM?
O processo do desenvolvimento da inteligência é chamado, por Piaget, de estágios do desenvolvimento cognitivo. O ser humano passa por quatro estágios
- sensório-motor : 0 a 2 anos
- pré-operacional: 2 a 6 anos
- operacional concreto: 7 a 11 anos
- operacional formal: a partir dos 11/12 anos
Acredito que as crianças (independente da idade), podem experimentar Deus e sua verdade expressa na bíblia de forma mais simples e natural, por isso, devemos desenvolver o trabalho com os bebês com firmeza, crendo que Deus nos instruirá a ensinar os bebês com amor, levando-os a conhecer o Salvador Jesus.
2.       COMO DEVEM SER OS EDUCADORES DOS BEBêS?
No berçário, é necessário um educador comprometido com a palavra de Deus e com o evangelho, que tenha devoção a Deus e seja responsável pelo ensino e pela equipe que o auxilia durante as aulas. O amor e o cuidado com as crianças também é essencial, o educador deve estar atento e acompanhar o desenvolvimento dos bebês, nunca se esquecendo de orar sempre por eles, entregando-os a Deus.
3.       QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE O BEBÊ NECESSITA?
- Cuidados físicos: referentes alimentação, saúde e higiene;
- Cuidados Emocionais: que abrange sentir-se amado;
- Cuidados espirituais: podem ser transmitido desde o ventre materno, pois o bebê é capaz de sentir, ouvir e guardar tudo que lhe foi transmitido.
Lembre-se: Enquanto se cuida também se ensina! Não perca tempo, semeie a palavra de Deus no coração dos bebês! Esteja disposto para atender as necessidades dele e confie que Deus ajudará você nesta responsabilidade.
4.       COMO SÃO OS MOMENTOS DE AULA EM UM BERÇÁRIO?
Orientações para a equipe:
Se possível,  todas as pessoas responsáveis e envolvidas com o ensino deveriam se reunir antes das atividades, para organizar o ambiente e orar juntas pela aula e pelos bebês.
Momento da Chegada:
Os bebês devem ser recebidos com muita alegria. Os brinquedos neste momento se tornam um grande aliado para que o bebê fique no berçário. Os bebês de colo, se estiverem dormindo, podem ser colocados no berço, com a supervisão de um adulto.
Momento dos Cânticos:
Deixar preparado um cântico relacionado ao ensino. Cantar é uma atividade que os bebês gostam muito, portanto, este é um bom momento para atrair a atenção deles, e ensinar o ensino que você deseja que ele memorize e aprenda.
Momento do Versículo:
É o momento em que a Palavra de Deus deve ser semeada no coração e na mente dos bebês.
Momento do ensino, oração e atividades:
Use o material indicado e preparado com antecedência. A lição deve ser curtinha, pois os bebês não se concentram por muito tempo.
Despedida:
Entregue o bebê aos pais e aproveite pra relatar os fatos ocorridos com ele.
Lembre-se:
Você está trabalhando com crianças nos seus primeiros anos de vida e esses anos são muito importantes. Você está ajudando a construir a base da vida espiritual de seus alunos e esse alicerce precisa ser forte para que gere adultos preocupados e comprometidos com a obra de Deus.

“Em Deus o seu trabalho não é vão”( I COR. 15:58)





0 comentários:

Postar um comentário


Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!

By.:Aline Monteiro