A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

A MINHA FAMÍLIA É BENÇÃO DO SENHOR!!!

Páginas

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA EBD E CULTO INFANTIL (5 e 6 anos)


Aconselha-se nesta etapa a realização de trabalhos manuais sem muitos detalhes. Desenhar e pintar são excelentes atividades para essa faixa etária. Forneça-lhes todo material necessário, tais como folhas de papel, lápis de cor, lápis de cera, tinta guache, pinceis, etc.., e deixe-os trabalhar livremente.

Essa faixa etária é necessário que desenvolva suas habilidades por si mesmos. O professor deve apenas acompanhá-los permitindo que aprendam fazendo.

O professor deverá oferecer a seus alunos a oportunidade de satisfazerem suas curiosidades, levando para a sala de aula materiais que os coloquem em contato direto com a experiência e a realidade do ensino. Ou seja, para que seus alunos dessa faixa etária para compreender o ensino, será necessário que eles peguem, cheirem, experimentam, desmanchar e construir o objeto usado no ensino.

Os recursos visuais: é conveniente que o professor use amplamente o flanelografo, gravuras, desenhos e cartazes com figuras significativas para a lição.

Nesta fase os quadros cênicos e os fantoches, especialmente os produzidos com a participação deles assumem um papel importante no processo de aquisição de conhecimento deles.

Os livros "para colorir" são excelentes recursos para completar ou reforçar a lição dada, recapitular pontos importantes.

Trazer e mostrar objetos ou coisas da natureza na sala de aula, tais como: plantas, flores, bichos, frutos, etc... relacionados com a lição enriquece muito a aula e promove o interesse da classe.

Dentre os recursos audiovisuais mais adequados para esta turma, estão os CDs de história e corinhos visualizados.
A medida que as crianças ouvem a história, entremeadas por musicas e sonoplastia, elas vêem as figuras relacionadas a história e tentam recriar a mensagem usando sua poderosa imaginação.

O professor deve aproveitar ao máximo as atividades didáticas relacionadas à musica. Os pequeninos neste estagio são extremamente sensíveis a ela.
Utilize musicas de ritmos variados a fim de realizar a gesticulação e a participação de todos.

Fonte: "Adpatado do livro Recursos Didáticos para a EBD" 
Autor: Marcos Tuler

0 comentários:

Postar um comentário


Que nunca te falte um sonho pelo qual lutar, um projeto para realizar, algo para aprender, um lugar para onde ir e alguém para amar!!!

By.:Aline Monteiro